Coerencia e coesao
A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância. Vale ressaltar que se tratando de coesão são utilizados alguns mecanismos para manter o texto coeso que falaremos mais a baixo.
Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem. É você se manter coerente, do inicio ao fim do texto, sem entrar em contradição.
Elementos de coesão
No meio de toda essa ligação harmoniosa que é a coesão, estão os conectores, que devem fazer, corretamente, a junção entre as orações dos períodos de um parágrafo. Estes conectores são chamados de elementos de coesão, responsáveis por tornar o texto (conjunto de parágrafos) inteligível. Se a ligação entre as partes deste texto não for bem-feita, o sentido lógico será prejudicado. Observem a frase a seguir:
Joana estudou muito, mas passou.
Percebe-se que a frase não está coerente, pois o conectivo utilizado (mas) dá uma ideia de oposição, o que não é o caso da frase. Aqui deveria ter um conectivo com ideia de consequência como, por exemplo: Joana estudou tanto que passou. Como o conectivo foi utilizado errado na frase de cima, o texto faltou coesão textual, perdendo assim o sentido.
Os principais conectivos que funcionam como elemento de coesão são :
Adição: E…, mais…, Além disso…, Também…, Em adição…, Some-se a isto…, Somando…, Acrescenta-se também…, A propósito…, etc.
Conclusão ou consequência: Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.
Semelhança ou ênfase: Do mesmo modo…, Igualmente…, Com certeza…, Possivelmente…, De muito…, De pouco…, De todo…, Bastante…, Demasiadamente…, Profundamente…, Qualquer que seja…, etc.
Tempo: Assim