Coelhos
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
ALINE RÜDIGER
BRUNA DE MATOS STUART
CAMILA DUARTE PRAZERES
JHÔNATAN SPERANDIO
PROJETO DE CUNICULTURA
FLORIANÓPOLIS – SC
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A cunicultura visa à criação de coelhos (Oryctolagus cunículus) para a produção de carne e subprodutos. Essa é uma atividade bastante desenvolvida em diversos países, pois os coelhos são animais que possuem alta prolificidade (EMATER-RIO), sendo dóceis e de fácil criação. Para que se obtenha sucesso na produção, necessita-se uma dieta balanceada e que atenda suas exigências nutricionais. A carne de coelho é bastante apreciada devido a suas propriedades nutricionais e dietéticas. Além de ser uma carne magra, é pobre em sódio, e rica em potássio, fósforo e magnésio. As características sensoriais como cor, odor e maciez são apreciadas pelos chefes gastronômicos, esta carne ainda possui alta digestibilidade podendo ser recomendada para qualquer pessoa. Isso gera, portanto, interesse na criação deste animal.
NOVA ZELÂNDIA
A Nova Zelândia é uma raça de origem americana, possui coloração vermelha, branca e preta. São animais com o corpo compacto curto e profundo, orelhas de tamanho médio e eretas, patas curtas e fortes e pelos de comprimento médio. O peso máximo das fêmeas é de 5 kg e dos machos de 4,5 kg, as fêmeas são ótimas mães, de alta prolificidade e precocidade. Possuem alto rendimento de carne e pele de grande valor comercial. Os coelhos se alimentarão de ração peletizada e também de Rami, que é uma forrageira rica em proteína e sais minerais.
INSTALAÇÕES
É necessário fornecer condições de conforto aos coelhos, construindo instalações que permitam boa ventilação, luminosidade suficiente e temperatura mais próxima da zona de conforto térmico. Os coelhos não podem ficar em locais onde a temperatura varie bruscamente,