Coeficiente de dilatação linear de um material
1. OBJETIVOS ___________________________________________01
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA____________________01
3. MATERIAL___________________________________________02
4. PROCEDIMENTO_________________________03
5. CÁLCULOS_____________________________04
6. CONCLUSÃO____________05
7. BÍBLIOGRAFIA_______________________06
Curso de Engenharia Civil
Coeficiente de dilatação linear de um material
Objetivos
O objetivo dessa experiência é estudar o coeficiente de dilatação linear de um material.
Utilizando uma barra de alumínio para o experimento, relacionar a variação do comprimento sofrida em função da variação da temperatura. E assim determinar o coeficiente de dilatação linear de um determinado material.
Introdução teórica
A dilatação linear aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando, assim, de equipamentos, como o microscópio, para poder visualizar. Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral, todos os corpos se dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida.
A experiência mostra que a dilatação sofrida pelo tubo de alumínio ∆l = l - lo, sendo l o comprimento do tubo, é proporcional ao seu comprimento inicial lo e a variação de temperatura ∆T = T – T0.
Material
- Bico de Bunsen
- Termômetros
- Tripé
- Tela de amianto
- Tubo de alumínio
- Dilatômetro
Procedimento experimental
Inicialmente deveríamos encher o balão volumétrico com 50 ml de