dilata
Dilatação Linear
Um fio metálico homogêneo tem, a 20 ºC, o comprimento de 50,00 cm. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear vale 2.10-5 ºC-1, determine a dilatação linear do fio e o comprimento final, quando o fio é aquecido até 100 ºC
Uma barra metálica homogênea, quando aquecida de 50 ºC até 150 ºC, sofre uma dilatação de 0,0015 m. sabendo que o comprimento inicial da barra é de 3 m, determine o coeficiente de dilatação linear da barra.
(Cescea – SP) Nas estruturas de pontes, é muito comum notar-se um vão livre de pequenas dimensões deixado entre segmentos da construção. Esse vão é importante para permitir a livre dilatação do material, devido à variação de temperatura. Observa-se, numa certa ponte, um vão de 5 cm a cada 10 m de segmento. Sabendo que a temperatura varia no máximo 50 ºC, calcule o coeficiente de dilatação (em ºC-1) do material da ponte.
(UMC – SP) O comprimento de uma barra metálica, à temperatura θ0, é igual a L0. produzindo-se uma elevação de 50 ºC na temperatura da barra, seu comprimento sofre uma variação de 10% em relação ao comprimento inicial L0. Nessas condições, calcule o coeficiente de dilatação linear térmico do material, suposto constante.
(Fatec – SP) Uma barra de aço de 5,000 m, quando submetida a uma variação de temperatura de 100 ºC, sofre uma variação de comprimento de 6,0 mm. O coeficiente de dilatação linear do alumínio é o dobro do aço (). Então, calcule a dilatação que sofre uma barra de alumínio de 5,000 m, quando submetida a uma variação de 50 ºC.
(PUC – SP) Uma régua de latão foi calibrada para ser utilizada em medições a 20 ºC. Em que temperatura uma leitura de 30 cm feita com essa régua terá um erro de cerca de 1 mm de acréscimo?
Dado: coeficiente de dilatação linear do latão = 19.10-6 ºC-1
(C. BIOL. – RJ) A diferença entre os comprimentos de duas barras vale 50 cm, qualquer que seja a temperatura que suportem. Os coeficientes de dilatação linear valem, respectivamente,