codificação de material
É o segundo passo da classificação de materiais, tem como objectivo atribuir um código representativo de modo a que se consiga identificar um item pelo seu número e/ou letras. Esse código que identifica o material denomina-se por nome da peça, no caso de o código usado ter sido feito através de letras, ou número da peça (part number) para o caso de o código usar números.
A codificação do material também veio facilitar e simplificar as operações dentro das empresas uma vez que com um único código podem ser identificadas as características do material, bem como todos os registros deste realizados na empresa. O código tornou-se tão mais necessário quanto maior for o universo da empresa e dos materiais.
Existem 3 tipos de codificação usados na classificação de material, são elas:
• Sistema Alfabético;
• Sistema Alfanumérico;
• Sistema numérico.
SISTEMA ALFABÉTICO
Este processo representa os materiais por meio de letras. Foi muito utilizado na codificação de livros. A sua principal característica é conseguir associar letras com as características do material (Fernandes, 1981, p.148).
Exemplo de aplicação do sistema alfabético:
P - Pregos
P/AA - Pregos 14 x 18 - 1 1/2 x 14
P/AB - Pregos 16 x 20 - 2 1/4 x 12
P/AC - Pregos 30 x 38 - 3 1/4 x 8
SISTEMA ALFA-NUMÉRICO
É um método que como o próprio nome indica usa letras (sistema alfabético) e números (sistema numérico) para representar um material.
SISTEMA NUMÉRICO
Este sistema é, de todos os métodos de codificação de material, o que tem um uso mais generalizado e ilimitado.
Devido à sua forma simples e à facilidade de organização que oferece, este é também o sistema mais usado pelas empresas. Este sistema tem por base a atribuição de números para representar um material.
CÓDIGO DE BARRAS
Para além dos sistemas alfabético, alfanumérico e numérico há também um outro método de codificação muito conhecido, que se pode visualisar, entre outros lugares,