Codificação materiais
PLANO DE AULA
- Objetivo do treinamento:
Programa de Formação para os agentes do Sistema Municipal de Administração.
A Fundação João Goulart, responsável pela realização do 1º Programa de Formação do Nível Inicial de Agente do Sistema Municipal de Administração, conforme estabelece a Resolução SMA n.º 1.193 de 19 de novembro de 2004, regulamentadora do Decreto n.º 24.749 de 27 de outubro de 2004.
- Apresentação dos participantes:
- Unidade 1 – Introdução à administração de Insumos Materiais
- Transparência 1
[pic]
- Conceito e abrangência
A definição de insumo em dicionário é “Elemento que entra no processo de produção de mercadorias ou serviços: máquinas e equipamentos, trabalho humano, etc.; fator de produção”. Trataremos apenas do que se refere ao material empregado para que se obtenha qualquer resultado prático, seja produto ou serviço, denominando-o “Insumo Material”.
- Insumos de produção
Alguns autores fazem distinção entre insumos e materiais, considerando que os primeiros não compõem o produto final e que os segundos são mercadorias que fazem parte daquele produto. Aqui, em função da natureza especial de prestador de serviços públicos que caracteriza a PCRJ, tendo em vista que o produto final a disponibilizar será sempre um atendimento e considerando que cada setor de produção é também um consumidor, faremos diferenciação apenas entre insumos diretos e indiretos.
- Insumos diretos
Assim são classificados os materiais e serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Vale, também, a denominação de “matéria-prima” ou “produto”.
Tradicionalmente, esses insumos ou produtos são classificados como “produtos de consumo” e “produtos industriais”.
- Produtos de consumo
São aqueles dirigidos aos consumidores finais. Podem ser subdivididos em produtos de conveniência, de comparação e de especialidade.
Produtos de conveniência
São os bens e serviços que os consumidores compram com freqüência, de imediato