codificacao
Nesta breve introdução estarei mostrado os principais temas abordados sobre codificação de voz que tem como objetivo principal reduzir o numero de bit para que seja efetuada uma comunicação de sinais (voz, imagem, áudio, vídeo). Com analise de alguns requisitos como: largura de faixa, capacidade de armazenamento, filtragem, amostragem, e quantização de sinais de voz, desta forma tornando possível o armazenamento de dados de forma comprimida para compartilhamento multimídia e multiplexação de sinais para comunicação. Tendo o objetivo reduzir as componentes redundantes e irrelevantes da informação transmitindo apenas o que e imprescindível para receptor, ou seja, a parte essencial da informação.
Codificação de Voz
Praticamente todos os trabalhos em compressão de voz envolvem compressão com perdas aonde a amostra do sinal nunca e recuperada exatamente após a decodificação, e transformado o sinal reconstruído com níveis toleráveis de e variado de degradação do sinal. O sinal de voz é um sinal limitado em frequência, contínuo no tempo e em amplitude. Embora a frequência máxima deste sinal esteja em torno de 10 kHz, para telefonia limitamos esta frequência em 3,4 kHz, reduzindo a largura de faixa necessária para transmiti-lo, sem perda de inteligibilidade e da capacidade de identificar o locutor, embora com perda de qualidade.
Os sinais de voz são não estacionários, mas podem ser considerados quase estacionários em segmentos curtos, tipicamente entre 5 e 20 ms. Logo, os processos de codificação que dependem de propriedades estatísticas e espectrais do sinal são definidos em segmentos curtos. [SPANIAS, 1994].
Os codificadores de voz podem ser classificados em codificadores de forma de onda, vocoders e híbridos.
Nos codificadores de forma de onda, buscamos a representação da informação contida no sinal por meio de um processo de amostragem, quantização e codificação. As técnicas de codificação de forma de onda se aplicam a