CIENCIAS AMBIENTAIS
Porque o lançamento de esgoto sanitário (doméstico) pode causar sérios prejuízos à qualidade da água, pode haver um declínio na quantidade de oxigênio dissolvido afetando os organismos aquáticos que dele dependem, além de muitos outros prejuízos como a formação de cortinas de espuma derivado do excesso de substâncias detergentes lançadas – saponificação antrópica (as bactérias decompõem os materiais orgânicos tendo como subproduto a amônia; simultaneamente outros seres produzem ácidos graxos e na agitação esses ácidos entram em contato com a amônia e diversas bases formando saponáceos antrópicos).
2-Qual a diferença entre eutrofização e eutrofização acelerada? Quais as suas causas e consequências?
Eutrofização é o enriquecimento das águas com os nutrientes (fosforo e nitrogênio principalmente) necessários ao crescimento da vida vegetal aquática. É um processo natural dentro da sucessão ecológica dos ecossistemas, quando o ecossistema lacustre tende a se transformar em um ecossistema terrestre utilizando a interação do lago com o meio terrestre que o circunda. A eutrofização é, portanto, um processo natural de maturação de um ecossistema lacustre. A eutrofização natural é um processo bastante demorado, associado ao tempo de evolução dos ecossistemas.
No entanto, esse processo vem se acelerando pela intervenção humana em lagos cujas bacias sofrem a ocupação de atividades industriais, agrícolas ou zonas urbanas. Essa é chamada de eutrofização acelerada e causa inúmeros efeitos negativos por impedir que as alterações morfológicas acompanhem o seu ritmo, como ocorre no processo natural. Ha predominância apenas da fertilização das águas com a proliferação excessiva dos vegetais aquáticos.
3-Quais os principais fatores de perda de biodiversidade?
Mudanças climáticas
Perda e fragmentação dos hábitats (diminui área de sobrevivência da fauna e flora)