Diferenciação Estratégica
Introdução.
A tecnologia da informação evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico, imprescindível, dentro das organizações. A visão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresariais. Estas, por sua vez, agem em todas as áreas do sistema organizacional otimizando a eficácia e a eficiência dos processos.
De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto que eficácia significa fazer as coisas certas. A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos. Eficiência está relacionada com aspectos internos à atividade de TI e a adequada utilização dos recursos, enquanto que a eficácia confronta os resultados das aplicações de TI com os resultados no negócio da empresa e os possíveis impactos na sua operação e estrutura. Ser eficaz em TI significa utilizá-la para alavancar o negócio da empresa, tornando-a mais competitiva
Como as TIs ajudam a criar e manter a diferenciação?
Questionários eletrônicos, pesquisa de mercado on-line, buscas na internet, facilitação na comunicação cliente-empresa, todas essas são funções da Tecnologia da informação que ajudam as empresas a conhecerem as necessidades dos seus clientes.
Ao saber o que eles querem a empresa pode criar ou modificar produtos que os satisfaçam mais e de melhor forma. Esta área de desenvolvimento esta associada as pesquisas mercadológicas e tomadas de decisões empresarial, que quanto mais ágeis mais rentáveis. As TI, além de agilizar essas decisões as tornam mais precisas.
Tecnologia da informação e a interação cliente-empresa.
Uma das interações mais comuns cliente-empresa através da TI são os programas denominados CRMs “Gerenciamento de Relações com o Cliente”, o objetivo não é