Coca Na
A cocaína é extraída das folhas de uma planta encontrada exclusivamente na américa do sul, chamada Erythroxylon coca, conhecida como coca ou epadu, este último nome dado pelos índios brasileiros. Nos países onde é encontrada (Bolívia, Peru e Colômbia), suas folhas são mascadas ou tomadas em forma de chá para melhorar a adaptação à alta altitude, diminuindo a fome e o cansaço e melhorando a disposição das pessoas.
pé de coca
Um pouco de história
Os invasores espanhóis no século XVI levaram a planta para a Europa e ela era usada para o tratamento de depressão, fadiga, fraqueza e para dependência dos derivados do ópio, sendo vendida em farmácias como medicamento.
Também era usada na fabricação do Vinho Mariani, que era usado como fortificante, para fadiga e melhora da digestão. Este vinho foi usado até mesmo pelo Papa Leão XIII e por escritores famosos Julio Verne, Émiles Zola e Victor Hugo. Até na coca-cola era usado o xarope da coca, que foi substituído em 1903 pela cafeína.
No Brasil, a cocaína era utilizada para o tratamento de infecção na garganta e tosse. Em 1914, a venda e o uso foram proibidos e o consumo quase desapareceu, retornando a partir daa década de 60.
Formas de apresentação da cocaína
Pasta Base
Macerado das folhas , cal , solvente (querosene ou gasolina) e ácido sulfúrico
Pó
A pasta é tratada com ácido hipoclorídico, produzindo o Cloridrato de Cocaína (pó branco e sem cheiro)
Crack
Pasta de coca ou pó, bicarbonato de sódio ou amônia, água e aquecimento. A pasta é transformada em pedras por meio deste processo
Merla
Pasta de coca ou pó, acido sulfúrico, querosene ou gasolina
A cocaína na forma de pó é aspirada ou dissolvida em água e injetada na corrente sanguínea. Seu efeito no sistema nervoso central é semelhante ao das anfetaminas.
cheirando cocaína
Efeitos do uso da cocaína sensação intensa de