Coca cola
John Pemberton um farmacêutico em Atlanta, 1886, movido pela sua curiosidade em manipular fórmulas medicinais, fez uma pesquisa para a cura de dores de cabeça, uma mistura líquida de cor caramelo. Apresentou a uma farmácia, na época, conhecida como Jacob’s Pharmacy onde foi misturada á água carbonatada e oferecido aos clientes, que consideraram então a bebida muito especial, comprando a por apenas US$ 0,05. Frank Robison, contador de Pemberton foi quem batizou o produto de Coca-Cola caligrafando o nome, como hoje é escrito. Ficando assim o ínicio da marca em 1886.
No início, como a fabricação da Coca-Cola ainda era um negócio pequeno, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, pintados de vermelho, cor que representava o grão da cola. Em 1891, outro farmacêutico, Asa B. Candler adquiriu os direitos da fórmula de Pemberton pela quantia de 2.300 dólares. Oito anos depois, ele iniciou um sistema de franquia e engarrafou o produto.
Em 1955, a Coca-Cola estava com problemas para mandar o refrigerante em garrafas de vidro para as tropas americanas que serviam na Ásia. Assim decidiu enviar a bebida em latinhas. A novidade deu tão certo que, cinco anos depois, ela começou a ser oferecida no mercado dos Estados Unidos e em 1981 as latinhas foram lançadas no Brasil.
Desde então a The Coca Cola Company atua no segmento de bebidas para todo o tipo de público.
Evolução no logotipo da Coca-Coca
Modelos de Embalagens e Rótulos da Coca-Cola
Embalagens de Vidro:
Embalagens de garrafa Pet
Embalagens de Lata
Atual ação de marketing relacionada à embalagem
Análise Swot – Coca-Cola Pontos Fortes | Pontos Fracos | * Marca * Liderança entre os concorrentes * Posicionamento * Sabor * Distribuição * Tradição * Fidelização * Mídia * Preço * Qualidade
| * Não é saudável * Composição (cafeína, corantes...) | Oportunidades | Ameaças | * Participação maior das crianças no processo de