Coca Cola
Motivadas por notícias em um telejornal, tem havido um aumento de acusações envolvendo a Coca-Cola e seus produtos em mídias sociais, baseadas em fatos incorretos ou falsos.
Abaixo, foram compilados os principais pontos para o entendimento dos funcionários Leão, esclarecidos pela Coca-Cola Brasil e compartilhados com todos os fabricantes do sistema.
Pedaços de Roedor em Garrafa de Coca-Cola
Coca-Cola Brasil: Sobre a afirmação de que um consumidor teria encontrado pedaços de roedor em uma garrafa de Coca-Cola, esclarecemos que os processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um desses animais entre em uma garrafa nas instalações fabris. Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde. Todos os nossos produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios competentes no Brasil e Internacionalmente.
Corante Caramelo
Coca-Cola Brasil: Especificamente sobre o corante Caramelo, adicionamos que nenhum de nossos produtos contém qualquer substância nociva à saúde, e todos os nossos ingredientes são testados e analisados criteriosamente. Além disso, são fiscalizados, no Brasil, pelo Ministério da Agricultura e pela ANVISA. O caramelo que dá cor a nossos produtos é totalmente seguro. Traços do 4-MEI, um produto derivado do processo industrial do caramelo, podem ser encontrados na coloração de muitos produtos, inclusive bolos, biscoitos, batatas fritas, cervejas, donuts, molhos, além de refrigerantes cola. Mas os níveis são extremamente baixos. A única evidência científica disponível de que o 4-MEI poderia causar câncer é um estudo feito com uma família muito específica de ratos de laboratório. Mas, mesmo nesse estudo, um nível de exposição equivalente à ingestão de até 2.900