Coca-cola Company
O estudo de caso the Coca-Cola Company, foi extrato da obra “ 50 empresa que mudaram o mundo”. O texto tem uma abordagem neoclássica, pois apresenta caracteista dessa teoria, ele dá ênfase na busca de soluções práticas tanto nas normas administrativa, quanto nos princípios gerais de organização, planejamento e controle na organização.
Podemos ainda aplicar a Reengenharia como abordagem moderna, pois o texto mostra que depois que Daft tornou-se presidente da Coca-Cola Company, ele além de mudança e aperfeicoamneto, também buscou tomar medidas radicais como corte de alguns custos, redirecionando o foco anterior de vendas de produtos licenciados e também convenceu o mais alto do executivo negro a desistir do seu recém pedido de demissão.
Embasamento Administrativo, Embasamento Matemático, Embasamento Econômico, Embasamento Contabil
A abordagem utilizada no estudo de casos é a Administração Por Objetivo(APO) onde suas principais caracteristicas são;
Estabelecimento conjuto de objetos entre o execultivo e o seu superior. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo. Interligação entre varios objetivos departamentais.
Ênfase na mensuração e no controle dos resultados. Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. Participação atuante das gerências. Apaio intensivo do Staff.
No texto “THE COCA-COLA COMPANY” a empresa utilizava de uma abordagem APO (administração por objetivo) uma abordagem sedenvolvida por Peter Drucker em 1954. A APO funciona da seguinte maneira: traça-se metas e objetivos operacionais depois desenvolve-se um plano de ação de maneira colaborativa onde todos participam ocorre a revisão dos objetivos e planos onde em reunião se analisa os recursos e faz as alterações de planos necessários para dar continuidade, o plano em pratica é só aguardar o feedback onde se pode fazer a avaliação do desempenho dessas metas ápos o ciclo da APO estipulado faz-se uma analise dos resultados e