Cobra naja
Nome científico: Naja naja
Outros nomes : Cobra capelo ou cobra indiana
Esta espécie de cobra esta presente na Índia e no Paquistão e existe em pequena quantidade nos países vizinhos, como o Sri Lanka, o Bangladesh, o Nepal e o Butão.
Para reprodução, as najas fazem um ninho na terra, onde depositam até 20 ovos que guardam durante o período de incubação, que dura cerca de 50 dias, as cobras adultas medem, em geral, entre 1,8 e 2,2 metros, podendo chegar a viver mais de 25 anos. A sua anatomia caracteriza pela ausência total de pernas e braços e por um corpo extremamente comprido, apesar da ausência de membros, a locomoção das cobras é ágil, rápida, e muito silenciosa deixando poucos rastos. Pelo que se sabe, todas as cobras são capazes de nadar, seus olhos estão sempre abertos porque não possuem pálpebras e isto lhes dá uma cara severa de extrema atenção.
Sua língua é bífida, e leva continuamente informações químicas do mundo externo, estes animais possuem um órgão chamado de fosseta loreal, vital para sua sobrevivência, é um órgão termo-receptor fazendo com que a cobra perceba a presença de animais de sangue quente como predadores ou animais de pequeno porte, como ratos ou camundongos, por as cobras terem hábito noturnos a fosseta lorreal é fundamental para caçar.
Os ossos da mandíbula são ligados entre si e ao crânio por articulações tipo dobradiça que são extremamente flexíveis, assim como suas costelas, chamadas de costelas flutuantes. Quando o animal necessita engolir algo que é maior do que sua boca, ele afasta a sua mandíbula da maxila. É desse modo que uma cobra pequena consegue engolir um ovo de galinha, ou uma presa maior. A cobra fica com até um terço do corpo na vertical quando esta em sua posição natural de defesa A cobra naja possui um dos venenos mais tóxicos entre os animais, o veneno da naja é uma neurotoxina, afeta o sistema nervoso causando paralisia, asfixia e por fim parada