Vitorio
As serpentes do gênero Crotalus compõem o grupo de serpentes com nome comum cascavel, tendo como principal característica a cauda com o guizo (chocalho). Estas serpentes não atingem grande tamanho, medindo aproximadamente 1,5m. São consideradas uma das serpentes mais venenosas do Brasil e do mundo devido aos altos danos às vítimas que foram atacadas, sendo responsável por cerca de 10% dos acidentes ofídicos no Brasil. Seu guizo é formado em decorrência da troca de pele destes animais, porém não está relacionado com a idade, tendo em vista que as trocas de pele ocorrem de acordo com o crescimento do animal.
3) TAIPAN OU COBRA-DE-BARRIGA-AMARELA
A Taipan, também conhecida como 'cobra-de-barriga-amarela', é comumente encontrada no interior da Austrália. Seu veneno é tão potente que pode matar um ser humano adulto em apenas 45 minutos. Essa espécie tem o veneno de cobras terrestres mais tóxico do mundo. A produção máxima registrada por uma mordida é de 110mg, o suficiente para matar cerca de 100 seres humanos, ou 250.000 ratos. Ela é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, e 50 vezes mais venenosa do que a naja comum.
2) KRAIT MALASIANA
Esta serpente vive no no sudeste da Ásia e da Indonésia e seus hábitos são noturnos. Seu veneno pode provocar coma permanente e morte cerebral, sendo tão potente que 50% das vítimas morrem mesmo tomando o soro antiofídico. Pertencem ao gênero Bungarus.
4) COBRA-MARROM
Como muitas outras, a cobra marrom também prefere morar na Austrália. Não deixe seu nome inócuo lhe enganar: cerca 1/500 gramas de seu veneno é suficiente para matar um ser humano adulto. De sua espécie, é a mais venenosa. Mesmo filhotes podem matar um ser humano. Ela se move rapidamente, podendo ser agressiva em certas circunstâncias. Houve casos em que perseguiu seus agressores e os atacou repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes de sangue. Felizmente para os seres humanos, menos da metade de suas picadas contém veneno, e elas