Cobit - control objectives for information and related technology
COBIT- Control Objectives For information And Related Technology
Histórico do Modelo
O Cobit foi criado em 1994,pela ISACF a partir do seu conjunto inicial de objetivos de controle e veio evoluindo através da incorporação de padrões internacionais técnicos, profissionais,regulatórios e específicos para processo de TI. Em 1998,foi publicado a sua segunda edição contendo uma revisão nos objetivos de controle de auto nível, e detalhados, e mais um conjunto de ferramentas e padrões para implementações. A terceira edição foi publicada pela IT GOVERNANCE INSTITUTE,órgão criado pela ISACA com o objetivo de promover uma melhor entendimento e adoção dos princípios de governança de TI . O modelo evoluiu novamente em 2005 para a versão 4.0 , através de praticas e padrões mais maduros (totalmente alinhados a modelos como COSO,ITIL,ISO/IEC 17799),e em conformidade com as regulamentações, do foco mais acentuado na governança de TI nos níveis mais elevados e da ampliação da sua abrangência, para um publico mais heterogêneo (Gestores,técnicos,especialistas e auditores de T.I).
Em 2007 houve uma atualização incremental (Versão 4.1)cujo o foco foi orientado a uma maior eficácia dos objetivos de controle e dos processos de verificação e divulgação de resultados.As definições dos objetivos de controle foram modificadas,para serem caracterizadas como diretrizes de praticas de gestão,mais orientadas as ações e consistentes em seu conteúdo escrito.
Objetivos do Modelo O principal objetivo das praticas do cobit é contribuir para o sucesso da entrega de produtos e serviços de TI a partir da perspectiva das necessidades do negócios ,com um foco mais acentuado no controle que na execução de acordo com o ITGI,neste sentido,o COBIT:
* Estabelecer relacionamentos com os requisitos de