COBIT 5
Por Sérgio Nunes Siqueira Júnior e Vanessa Leite
{sergio.nunes, vanessa.leite}@defenda.com.br
Introdução
O COBIT 5 é um grande avanço da ISACA na Governança da Tecnologia da
Informação (TI). Com 15 (quinze) anos de aplicação em mercados globais, riscos, segurança da informação e auditoria, a nova versão do COBIT evoluiu junto com as reais necessidades estratégicas das organizações, auxiliando gestores a manter o equilíbrio entre três pilares: benefício, risco e custo.
Na versão 5 do COBIT são incorporadas as últimas novidades na governança dos serviços de TI e as técnicas de gerenciamento. O objetivo é agregar valor ao negócio através da TI e aumentar a confiança dos stakeholders no retorno sobre seus investimentos.
Governança da T.I
A informação é o recurso chave de toda organização, e faz com que a busca do negócio em extrair o mais alto valor das informações, impulsione a evolução em modelos de gestão e governança da
Tecnologia da Informação (TI). Como resultados dessa busca, os executivos e suas organizações estão se esforçando cada vez mais para manter a qualidade da informação, através da aplicação confiável e eficiente da tecnologia de forma a oferecer suporte às decisões estratégicas do negócio, bem como gerar o tão desejado valor aos stakeholders.
O COBIT já é considerado por muitos como a ferramenta mais adequada para auxiliar os gestores no direcionamento de seus objetivos, pois foca na governança e gestão da TI.
COBIT 5
Lançado em Abril de 2012, O COBIT 5, integra o COBIT 4.1, Risk IT e os modelos de processo do Val IT 2.0, provendo uma visão ponto a ponto, na qual é considerada toda a empresa para orientar a governança e a gestão da informação ao mais alto nível de retorno sobre o investimento nos ativos de TI.
Empresas públicas ou privadas, de todos os tamanhos, e nos mais diversos setores de atividades podem se beneficiar com o COBIT 5.