Cobertura metalica
Embaixo de toda sapata deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). É um concreto bem seco, sem função estrutural, que tem a finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo não absorva a água do concreto da fundação.
Sapatas isoladas
Transmitem ações de um único pilar centrado, com seção não alongada. É o tipo de sapata mais freqüentemente utilizado. Tais sapatas podem apresentar bases quadradas, retangulares ou circulares, com a altura constante ou variando linearmente entre as faces do pilar à extremidade da base.
PlantaVista frontalLastro de Concreto
Figura 2.2: Sapatas isoladas
[pic]
• Uma vez terminada a escavação deverá ser colocado imediatamente o concreto magro.
• Para garantir uma ancoragem mais segura das armaduras do pilar, deve-se verificar se a altura da sapata é maior que 2/3 Lb.
• As dobras, em geral, mecanicamente não são necessárias nem se conhecem patologias atribuídas à sua ausência; não obstante, a sua presença garante o cumprimento estrito da Norma e melhora estruturalmente as sapatas.
Passos para a execução (acompanhe com a figura ao lado): 1) Abertura da cavas (manual ou mecanizada: retroescavadeira) e esgotamento da água se for o caso; 2) Apiloamento do fundo; 3) Lançamento do concreto magro no fundo (nivelando e evitando-se perda de umidade do concreto estrutural após lançado); 4) Confecção das formas; 5) Colocação da armadura do fundo; 6) Localização do eixo do pilar e posicionamento da armadura do pilar; 7 e 8) Concretagem e; 9) Retirada das formas após o endurecimento do concreto.
[pic]
sapata isolada: recomendada para casas com qualquer número de pavimentos, suporta o peso concentrado de pilares. O elo entre ela e as paredes é a