Coberturas metálicas
Do ponto de vista tecnológico, as telhas metálicas tiveram uma evolução acentuada no Brasil. A indústria siderúrgica, que passou por ampliação e modernização nesse período, investiu em linhas de zincagem pelo processo contínuo por imersão a quente, mais eficiente e econômico. Com isso, multiplicou as possibilidades de revestimento para o aço base utilizado nas telhas, aumentando as opções de especificação, em função de requisitos como durabilidade, estética e do ambiente onde as telhas são instaladas, tais como litoral, áreas industriais, urbanas ou rurais.
Segundo Fulvio Zajakoff, diretor geral da Bemo do Brasil, a construção metálica surgiu como a solução ideal para atender às necessidades de racionalização da construção civil. “Assim, desde a década de 1970, vem crescendo a utilização de coberturas metálicas, que se adaptam a esse panorama. Inicialmente utilizada quase unicamente em obras industriais, a cobertura metálica atualmente já é aplicada em obras comerciais, de arquitetura corporativa e até residenciais”, destaca.
Fernanda Borges, gerente de marketing da Marko Sistemas Metálicos, explica que a indústria se capacitou para a produção de insumos voltados à construção com aço, investindo em tecnologia e inovações, o que resultou num notório crescimento nesse segmento nos últimos anos. “O setor está preparado para