Coaching
O Coaching ainda é visto por muita gente apenas como uma ferramenta de desenvolvimento organizacional, ou seja, voltado para o trabalho. Entenda como o processo Coaching também pode ajudar a resolver questões de ordem pessoal, familiar, ou de qualquer outro papel que exercemos na sociedade.
Existem várias definições para Coaching, mas eu gostaria de iniciar aqui com a minha favorita, que sempre me pareceu a mais reveladora dentro de toda sua simplicidade: “O Coach é alguém que leva uma pessoa importante de um lugar para outro”.
Esta definição está diretamente relacionada à origem do termo Coach: palavra inglesa, de origem húngara (kocsi). Kocs é uma cidade na Hungria que fica às margens do Rio Danúbio e da estrada que liga Viena, na Áustria, à Budapeste. No século XVI, esta cidade começou a produzir as carruagens (kocsi szeker) mais cobiçadas da época por seu conforto. Os nativos dessa cidade eram chamados de kocsi: vocábulo que os ingleses entendiam como "coach", portanto, o primeiro significado da palavra coach é "carruagem".
Com o passar do tempo, surgiu uma metáfora. Do mesmo modo que a carruagem e seu cocheiro levavam as pessoas aos diversos campos geográficos, também passou a ser chamado de “coach” o tutor que conduzia pessoas pelos diversos campos do conhecimento. Conta-se que as famílias muito ricas, quando em longas viagens pela Europa, levavam servos no interior da carruagem, que liam em voz alta para as crianças o que elas tinham de aprender. Esse servo também passou a ser chamado de “coach”.
Na segunda década do século XIX, os alunos da Universidade de Oxford adotaram a gíria
"coach" para designar os professores que lhes auxiliavam nos exames finais. Em seguida, a própria universidade começou a chamar os técnicos das equipes esportivas desse modo. Surge então, o segundo significado da palavra coach: "técnico" ou “treinador”.
Seja uma carruagem e seu cocheiro, um tutor ou professor, um técnico ou treinador, o