Coach
História real e inspiradora. Conta a história de um técnico de basquete preocupado com o desempenho escolar dos jogadores que treinava e não apenas para o esporte, mas, sobretudo, para vencer na vida.
Em meio ao desânimo e descrença dos professores, pais e alunos, o técnico desafiou sua equipe, a buscar algo, que ia além do que aprenderiam na quadra.
O objetivo do técnico era transformar aqueles jovens em vencedores. Queria mostrar aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conheciam.
O time pelo qual jogavam, colecionava derrotas. Eles não acreditavam na capacidade individual e da equipe. Eram indisciplinados, desrespeitosos e confusos. Conviviam com perdas e separação das pessoas que amavam.
A maioria não tinha sonhos para realizar, suas vidas era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam. Mas o técnico sabia exatamente o que queria e como fazer. Queria transformá-los em campeões.
Para isso, impôs um sistema rígido de treino, em que os interessados em fazer parte do time, deveriam ter um comportamento respeitoso, um modo adequado de se vestir, não faltar às aulas, sentar na frente durante as aulas e a terem boas notas em todas as matérias. Em caso de descumprimento de algum desses itens, o técnico os repreendia com pesados exercícios físicos, que iam além do treino. Tudo isso foi registrado em um contrato, assinado por cada um dos jogadores e pelos pais.
O filme se passa em uma comunidade escolar onde a repetência, evasão e o desempenho refletiam o fracasso de um sistema que não se preocupava com o ser humano por detrás do estudante. Os dirigentes da escola, habituados com os péssimos resultados, ano após ano, não enxergavam possibilidade de êxito e se acomodaram em repetir formas ultrapassadas de ensino e não acreditavam no bom desempenho dos alunos. O técnico recebeu alguns elogios, mas principalmente, duras críticas