Coach: uma metodologia de resultados
Coaching é um termo que vêm do inglês medieval coche, e do moderno coach, que pode ser traduzido como treinador, mas também como carruagem. Aplicado a nível pessoal ou profissional consiste em auxiliar o indivíduo a sair do estado atual em direção ao estado desejado.
O coaching teve origem no esporte sendo hoje também aplicado a prática de gestão de pessoas, uma vez que, seu foco está diretamente relacionado com o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.
Seu principal propósito consiste em conduzir as pessoas aos resultados almejados. Por isso, é importante ao buscar um serviço de coaching, que o coachee (cliente) tenha um objetivo a ser atingido.
A metodologia é direcionada para o auto-conhecimento, formulação de metas, mudanças de comportamentos, quebra de crenças limitantes ou sabotadoras, que muitas vezes, são os principais fatores limitantes ao crescimento. Portanto, para se alcançar resultados diferentes, é preciso mudar nosso modelo mental, isto é, nossos pensamentos, ações, sentimentos, e o padrão no qual enfrentamos a vida, o trabalho, o modo como nos relacionamos, que pode não ser mais eficiente.
Nesse sentido, o coach (que é o profissional que conduz o processo) auxiliará o coachee (cliente) no monitoramento das metas, supervisão e prática do feedback. E principalmente, irá trabalhar com o coachee a responsabilidade que ele possui pela própria vida ou carreira.
Então, questiona-se: qual é o perfil indicado para o coaching? O processo é indicado para aqueles que têm interesse em gerenciar seu desempenho, trabalhar seus pontos fracos e ameaças, para aqueles que estão em processo de transição de carreira, que procuram melhorar a auto-confiança, para quem está em busca de descobrir e concretizar a sua missão de vida. Por falar em missão, e você já sabe qual é a sua?
Relembrando que coaching não é terapia. Essa consiste em compreender o passado do paciente, e auxiliá-lo no atual momento.