Clusters
CLUSTERS
Trabalho da disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores
Bruno Guilherme Jeann A.
Caxias do Sul, 21 de junho de 2012
Introdução
O trabalho propost, sobre pesquisas de tecnologias que desejamos conhecer, tem como objetivo incentivar o aluno a conhecer algo que ele possui interesse na área tecnológica. O aluno pode escolher qualquer tecnologia que é utilizada atualmente ou que já foi utilizada nos meios computacionais. Os objetivos que deverão ser atingidos com este trabalho são: conhecer melhor a tecnologia pesquisada, melhorar a técnica de pesquisa, ter uma noção básica das tecnologias apresentadas pelos colegas e montar uma apresentação que provenha um conhecimento para quem a ler.
Definição de Cluster
Podemos dizer que cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas (nodos) os quais trabalham em conjunto para executar aplicações ou fazer outras tarefas, de forma que os usuários que acessam este sistema não percebam que há mais de um sistema executando estas tarefas (transparência do sistema).
A origem do Cluster
O conceito inicial de Cluster foi elaborado pela IBM na década de 60, com a definição de interligar computadores de grande porte com funções iguais. Nesta época, a IBM tinha um sistema (HASP - Programa de Spool Automatizado Houston) que distribuía as tarefas em sistemas interligados. Os dados eram colocados em uma área temporária para que um programa/periférico pudesse processá-los posteriormente de forma automatizada. Na década de 80, começaram a surgir microprocessadores de alto desempenho, ferramentas para computação distribuída e redes de alta velocidade. Devido ao grande crescimento destas tecnologias, o cluster perdeu um pouco de mercado. Em 1993, os pesquisadores Donald Becker e Thomas Sterling iniciaram um projeto de sistema que era construído com hardware utilizado em computadores convencionais, combatendo o motivo principal pelo qual