Clusters
UPPERCASE
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – Introdução
1.1 Introdução ao Estudo
Este conceito tem surgido de uma nova realidade no mundo dos negócios, através de uma gestão competitiva. Começa a ser entendida, em função de uma visão mais ampla dos relacionamentos de cada empresa, com os diversos integrantes do mesmo segmento a qual ela faz parte. Assim, tem-se, estudado a dinâmica que move os clusters, em todo o mundo, sua principal característica é equilibrar estratégias cooperativas (colaborativas) com as competitivas.
Entender a dinâmica desses aglomerados de empresas visa também, entender como se formam as vantagens competitivas destes em relação às demais formas de organização econômicas. Tal entendimento passa a ser fundamental no mercado competitivo atual.
1.2 Objetivo
1.2.1 Objetivo Geral
Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre Clusters como estratégia de competitividade e a aplicabilidade do tema na empresa em estudo.
1.2.2 Objetivo Específico
Desenvolver uma fundamentação teórica sobre Cluster, bem como seus conceitos, definições, vantagens e desvantagens;
Levantar dados e informações da empresa UPPERCASE para analise no estudo de caso;
Relacionar teoria e prática e verificar através de estudos e analise, se a empresa mencionada enquadra-se dentro de um cluster, utilizando o material de apoio e conhecimento adquirido em sala de aula;
Estes dados poderão ser complementados a qualquer momento, conforme solicitação do professor.
1.3 RESUMO: A ESTRATÉGIA E OS CLUSTERS COMPETITIVOS
capítulo 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.1 Conceitos e Fundamentos
2.1.1 CLUSTER
Em uma economia globalizada, as alianças ocupam lugar de destaque nas estratégias das empresas para se manterem