Cluster
Redes de computadores
PRINCE MARCOS MONTEIRO OLIVEIRA
Pesquisa sobre cluster
Belém
2012
INTRODUÇÃO
Um cluster é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo de sistema (chamado sistema distribuído) para a sincronização de processos e comunicações.Para um baixo custo é construído a parti de computadores convencionais (computadores domésticos) mas com base de que o sistema operacional de cada trabalhe em rede como se fossem uma única máquina de grande porte.
O que é cluster e como funciona
Cluster é o nome dado a um sistema montado com mais de um computador onde seu objetivo é fazer com que todo o processamento da aplicação seja distribuído aos computadores sincronizados , mas de forma que pareça com que eles sejam um computador só. Isso é possível realizar processamentos que até então somente computadores de alta performance seriam capazes de fazer.
Cada computador de um cluster é denominado nó ou nodo. Todos devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede, de qualquer topologia. Essa rede precisa ser criada de uma forma que permita o acréscimo ou a retirada de um nó, mas sem interromper o funcionamento do cluster. O sistema operacional usado nos computadores deve ser de um mesmo tipo pelo fato de que cada sistema tem suas particularidades que poderiam impedir o funcionamento do cluster.
Independente do sistema operacional usado, é preciso usar um software que permita a montagem do cluster em si. Esse software vai ser responsável, entre outras coisas, pela distribuição do processamento. Esse é um ponto crucial na montagem de um cluster. É preciso que o software trabalhe de forma que erros e defeitos sejam detectados, oferecendo meios de providenciar reparos, mas sem interromper as atividades do cluster. Obviamente, esse tipo de necessidade pode ser controlada através de um equipamento específico, ou seja, não depende apenas do software.
Para que