CLP ou PLC
O QUE É?
O Controlador Lógico Programável ou CLP é um computador que executa funções específicas através de um programa criado por um ser humano. Podemos dizer que é um computador com competências diferentes daquelas de um computador comum que utilizamos no dia a dia, o qual serve para acessar a internet, fazer impressões, gravar vídeos etc.
PARA QUE SERVE?
Ao gerenciar processos de forma automatizada, precisamos de um equipamento para controlar o sistema mecânico. Em outras palavras, para que o sistema mecânico fique inteligente, precisamos de um “cérebro”, o qual conterá as informações necessárias para que o sistema “saiba” o que está fazendo.
COMPOSIÇÃO DO CLP
Antes de entender o funcionamento do CLP, precisamos conhecer os componentes físicos que o constituem. Veja abaixo uma explicação resumida sobre cada componente:
Memória: área do CLP onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam executadas;
Cartão de entrada: recebe um sinal elétrico do ambiente externo e envia para dentro do CLP;
Processador: é um chip que irá processar o programa;
Cartão de saída: envia um sinal elétrico para o ambiente externo para acionar algum equipamento;
Barramento: é uma placa eletrônica responsável por fazer a comunicação entre os componentes descritos acima;
Fonte de energia: alimentação do equipamento.
PARA QUE SERVE O IHM?
Para entender do que se trata essa interação, é só pensar na forma como você se comunica com o seu computador. Se você quiser mandar imprimir uma folha, você visualiza um botão na tela do seu computador, clica e manda imprimir. A tela do seu comutador é, neste caso, o IHM. Sem o IHM, você teria que mexer diretamente com a programação de seu sistema operacional (por exemplo, o Windows).
Essa tela, portanto, serve para facilitar essa comunicação, com uma visualização fácil de ser compreendida, janelas com mensagens explicativas, animações etc. Seu objetivo é permitir que qualquer usuário seja capaz de