CLP - Controle Lógico Programável
Este trabalho tem a finalidade de trazer esclarecimentos de como ocorre de modo geral o funcionamento do Controlador Lógico Programável ou CLP que é basicamente um computador que executa funções especificas através de um programa criado por um ser humano. Podemos dizer que é um computador com competências diferentes daquelas de um computador comum que utilizamos no dia a dia, o qual serve para acessar a internet, fazer impressões, gravar vídeos etc.
Ao gerenciar processos de forma automatizada, precisamos de um equipamento para controlar o nosso sistema mecânico. Em outras palavras, para que o sistema mecânico fique inteligente, precisamos de um “cérebro”, o qual conterá as informações necessárias para que o sistema “saiba” o que está fazendo.
É possível que você se depare por aí com essas duas siglas e, assim como muitas pessoas, pode acabar pensando que CLP e PLC se tratam de dois equipamentos diferentes. Para evitar confusões, basta saber que não. Ambos se tratam do mesmo equipamento, sendo a primeira sigla correspondente ao nome do equipamento em português e a segunda em inglês, conforme segue:
CLP – Controlador Logico Programável
PLC – Programmable Logic Controller
Antes de entender o funcionamento do CLP, precisamos conhecer os componentes físicos que o constituem. Veja abaixo uma explicação resumida sobre cada componente:
Memória: área do CLP onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam executadas;
Cartão de entrada: recebe um sinal elétrico do ambiente externo e envia para dentro do CLP;
Processador: é um chip que irá processar o programa;
Cartão de saída: envia um sinal elétrico para o ambiente externo para acionar algum equipamento;
Barramento: é uma placa eletrônica responsável por fazer a comunicação entre os componentes descritos acima;
Fonte de energia: alimentação do equipamento.
Bem, o modo como o CLP “trabalha” não é muito