Clp -controle logico programavel
Algumas tarefas devem ser realizadas inúmeras vezes de forma igual e com certa periodicidade, nesse tipo de trabalho a execução humana deixa muito a desejar, visto que o ser humano facilmente se cansa de atividades repetitivas e com o tempo sua eficácia tende a cair muito.
Essas tarefas podem ser realizadas por máquinas que possam ser programadas pelo ser humano. O dispositivo a ser programado _e o Controlador e ele e responsável por todas as ações do restante do sistema.
O controlador estudado nesse curso e o CLP, controlador lógico programável que será explicado em maiores detalhes.
O que são CLPs? CLPs são controladores lógicos programáveis que são utilizados para controlar tarefas que necessitam a performance de PCs industriais mas com uma maior robustez. Estes controladores são multifuncionais, incluindo funções discretas, analógicas e de controle de movimento. Os CLPs possuem uma memória para programas e dados do processo em execução, uma vez que o processo precisa ser modificado, simplesmente pode-se modificar as instruções contidas no programa gravado na memória do CLP.
Para escrever os programas, existem várias linguagens que trabalham diretamente com o CLP, por exemplo, LADDER, e outras linguagens que podem ser utilizadas no desenvolvimento de programas que fazem a Interface
Homem Maquina. Por exemplo C++, C#.
Os CLPs tem as seguintes características os colocam entre os melhores controladores para processos industriais:
_ Podem trabalhar em ambientes com umidade, altas temperaturas, vibrações e ruídos.
_ Possuem interfaces para entradas e saídas já implementadas no controlador
_ São facilmente programáveis.
1.4 Componentes do CLP
Um CLP _e composto por módulos especializados; Processador, memória, módulos de entrada e saída com interfaces, dispositivos de comunicação, rack, etc. A figura 1.2 mostra um esquema básico de um CLP. Figura 1.2: CLP - Módulos
Cada módulo