Cloud Computing
A TI (tecnologia da Informação) tem se tornado necessidade das empresas quando se trata de versatilidade, viabilidade, assim tendo que adotar meios e métodos para alcançar essas expectativas e o que há alguns anos vem sendo muito utilizado é a computação nas nuvens.
Computação em nuvem é uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação (TI) sob demanda com pagamento baseado no uso. Tendências anteriores à computação em nuvem foram limitadas a uma determinada classe de usuários ou focadas em tornar disponível uma demanda específica de recursos de TI, principalmente de informática [Buyya et al. 2009b].
Para o alcance e facilidade de acesso a aplicações em qualquer aparelho com uso da internet independente de plataformas sendo possível o acesso de qualquer lugar do mundo sem a necessidade de instalação de programas, se deu ao chamado Computação nas Nuvens ou Computação em nuvens. O uso de computação em nuvens do inglês Cloud Computing, vem sendo cada vez mais utilizado nos dias atuais, empresas vem aderindo a esse meio por suas vantagens de acesso e pela tendência que ela alcançou nos últimos anos. Pelo tal motivo, computação em nuvens vem tendo uma grande atenção, vem sendo cada vez mais aprofundado o seu estudo levando em conta sua eficácia para empresas. A forma de armazenamento é o que vem mais a chamar atenção dos interessados, por ser armazenado e processado em nuvens dando assim acesso em qualquer lugar que esteja o pessoa, com apenas o uso da internet. A cloud computing dando acesso direto e rápido se deu mais devido ao surgimento de aparelhos móveis como smartphones, tablets e netbooks. As evoluções constantes da tecnologia e das telecomunicações estão fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e mais rápido. Em países mais desenvolvidos como Japão, Estados Unidos e Alemanha, é possível ter acesso rápido à internet