CLOUD COMPUTING
O conceito
Quando é falado sobre computação nas nuvens, fala-se da possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela net. Isso quer dizer, que você não precisa instalar aplicativos no seu computador pra tudo, pois pode acessar diferentes serviços online e fazer o que precisar, já que os dados não se encontram em um computador específico, e sim em uma rede.
Portanto devidamente conectado ao um serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar seu conteúdo e ou trabalhos que forem feitos para acessá-los depois de e em qualquer lugar — Justamente por isso que o seu computador encontra-se nas nuvens, pois você poderá acessar varios aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Basta entender que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar os aplicativos desejados, que podem ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos, etc.E enquanto tais servidores executam um programa ou acessam a uma determinada informação(s), o seu computador vai precisar apenas do monitor e dos periféricos necessários para que você interagir nessa nuvem.
Um exemplo perfeito de computação em nuvens são os serviços de sincronização de arquivos, como o Dropbox, que é um dos serviços bem mais eficiente nesse sentido. Com ele, tudo o que você precisa fazer é reservar um espaço do disco rígido, o qual será destinado para a sincronia nas nuvens. Ao copiar ou mover um arquivo nesse espaço, ele será duplicado no servidor do aplicativo e também em outros computadores que tenham o programa instalado e nos quais você poderá acesse a sua conta.
O Dropbox é apenas um exemplo entre vários outros. Hoje em dia grandes empresas têm cada vez mais interesse na computação em nuvens, como por a Google, que oferece vários aplicativos que rodam diretamente em seu navegador.
Segundo a Cisco - nuvem é uma combinação poderosa de