Clostridiose
Reconhecer qual ou quais Clostridioses ocorrem na propriedade é o primeiro passo para controlar efetivamente o problema. Nesta etapa pode ser imprescindível a participação do veterinário, incluindo eventualmente a colheita e remessa de material para um diagnóstico preciso em laboratórios especializados.
A escolha de uma vacina de boa qualidade é um passo essencial no controle deste grupo de enfermidades. Nesta etapa, o preço não deve ser o único critério; deve-se buscar sobretudo vacinas com eficácia comprovada no campo. No mercado existem desde vacinas específicas, como por exemplo contra o Botulismo, o Tétano e a Manqueira, ou ainda as polivalentes contra diversas Clostridioses. Na dependência de cada Clostridiose são ainda necessárias medidas complementares que incluem a eliminação de cadáveres, suplementação mineral correta , cuidados com ferimentos ou ainda evitar mudanças bruscas na alimentação dos animais.
Comentário BeefPoint: Atualmente existe muita controvérsia a respeito das Clostridioses. O termo foi amplamente divulgado como causa de mortalidade bovina, causando distorções que afetam diretamente o setor produtivo. O primeiro passo para o produtor é saber qual Clostridiose está causando problema no seu rebanho ou região. A segunda etapa é estabelecer um programa de vacinação e adoção de