Testes Antropométricos
Medidas corporais lineares;
Circunferências;
Massa;
Percentual de gordura (Dobras cutâneas feitas com plicômetro).
Teste Cardiorespiratório:
A determinação desta capacidade pode ser dada através da medida direta do consumo máximo de oxigênio. Quanto maior o VO2 máx., maior a resistência aeróbica do aluno.
Para isso é utilizado o teste ergoespirométrico que, além de verificar a capacidade aeróbica através do consumo de oxigênio, traduz também as faixas de batimentos cardíacos que servem de referência para a prescrição de intensidades ideais de treinamento.
O limiar anaeróbico também é avaliado através de um índice acima do qual ocorrem alterações respiratórias e metabólicas decorrentes do aumento de ácido láctico no organismo. A partir dele, é possível obter as faixas específicas de cargas de treinamento relacionadas a uma freqüência cardíaca ideal. Nestes testes podem ser utilizadas esteiras e bicicletas ergométricas.
Flexibilidades
Podem ser flexibilidade ativa ou passiva.
Medidos pelo Flexiteste Original de 20 movimentos analisados.
Resistência Muscular Localizada
Os testes usados para esta avaliação ajudam na análise da condição muscular por meio da execução de movimentos repetidos. Entre os testes estão os de flexão de braços, abdominais e agachamentos. Esta é uma valência física importante para a manutenção e melhoria na qualidade de vida, e trata-se de realizar e sustentar um movimento por um período longo de tempo.
Força
Este é um teste especifico da musculação. O teste de Repetições Máximas baseia-se no número de repetições que se consegue realizar com um determinado peso, quanto mais baixo o número de repetições realizadas, ou ainda se aproxima a uma única repetição, mais o nível de precisão do resultado será confiável.
Os números máximos representam os valores básicos sobre os quais se pode elaborar qualquer treinamento com pesos.
Avaliação Postural e Somatotipológica
Avaliação postural é feita