Cloreto De TerButila
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
CAMPUS MARABÁ
ESTRUTURA E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Trabalho realizado pelos discentes, Denis Costa, como requisito de 3º avaliação da disciplina Estrutura e Reatividade dos compostos orgânicos, orientado pela Professora Tatiani Silva.
Marabá
2014
INTRODUÇÃO
Uma reação de substituição é um processo no qual um átomo ou um grupo de átomos em uma molécula é substituído por outro. Substituições nucleofílicas (SN) são aquelas em que o grupo que entra fornece um par de elétrons para nova ligação covalente e o grupo que sai leva consigo o par de elétrons da ligação quebrada. A SN pode ocorrer de dois modos: Substituição Nucleofílica Bimolecular e Unimolecular, dependendo da velocidade que certo haleto de alquila e um nucleófilo reagem. Os haletos de alquila podem ser preparados de várias maneiras e por uso de variados reagentes, halogenação direta de alcanos, para as forma direta de cloretos e brometos de alquila possuindo misturas de isômeros, são de difícil separação em laboratório. Mas podem também ser formados pela adição de ácidos halogenídricos em alcenos, mas o mais usado em laboratório é o método de conversão de álcoois em haletos de alquila, onde é o nosso caso. O processo em SN1 envolve a conversão de álcool a um íon oxônio um intermediário e após o carbocátion correspondente reagindo rapidamente com o nucleófilo (Cl-,Br-, etc.).Uma reação paralela que pode ocorrer é a eliminação de um íon H+ do carbocátion.
MATERIAIS USADOS 1 - Erlenmeyer 250 mL;
2 - Funil de separação 250 mL;
3 - Tubo de ensaio;
4 - Álcool Ter-butílico;
5 - Ácido Clorídrico;
6 - Bicarbonato de sódio 5% (NaHCO3);
7 - Água destilada;
PROCEDIMENTOS
Em um erlenmeyer de 250 mL foi adicionado 25 mL de álcool ter-butílico e 85 mL de ácido clorídrico concentrado, agitamos a mistura por volta de 20 minutos, observando duas