Reconhecimento de Funções Orgânicas
Engenharia Química – Grupo VI – Turma PU4
Reconhecimento de Funções Orgânicas
A presença de átomos de carbono e hidrogênio caracterizam os chamados compostos orgânicos. Contudo, outros átomos são frequentemente encontrados nas moléculas orgânicas, chamados de heteroátomos, sendo estes de elementos não-metálicos, formando assim ligações de natureza covalente.
O elemento central do estudo da química orgânica é evidentemente o carbono. Esse elemento tem várias propriedades que o distinguem dos demais, como as capacidades de formar ligações entre si e com outros vários elementos, formar ligações duplas ou até triplas e estabelecer ligações estáveis e fortes, possibilitando assim a formação de extensas cadeias carbônicas, o que gera a possibilidade de formação de incontáveis compostos.
Existem determinados arranjos que se repetem em várias moléculas observadas, recebendo o nome de funções. A organização dos compostos orgânicos de acordo com suas funções facilita seu reconhecimento, já que cada determinado grupamento funcional tem características químicas próprias que se repetem em cada molécula em que estão. Cada classe de compostos possui então uma série de reações químicas específicas que permitem identificar experimentalmente a função presente.
Objetivos
Deseja-se, por meio desta prática, investigar a natureza orgânica de um determinado composto através da caracterização de alguns grupos funcionais, fora diferenciar algumas classes de compostos orgânicos.
Material Utilizado
Tubos de ensaio, estante para tubos de ensaio, bico de gás, pinça de madeira, conta-gotas, água destilada, solução aquosa 4% de , ciclo-hexano, ciclo-hexeno, etanol, ciclo-hexanol, terbutanol, ácido acético, formol, acetona, cloreto de terbutila, solução aquosa a 10% de fenol, Reagente de Lucas, soluçã0 aquosa a 10% de nitrato de prata, 2,4-dinitrofenilidrazina, Reagente de Fehling, solução