CLORETO DE BENZALCÔNIO
O Cloreto de Benzalcônio é uma classe de compostos orgânicos chamados sal de amônio quaternário, que são caracterizados por possuírem o grupo R4 N+ Cl - .
Nome: Cloreto de Benzalcônio, Cloreto de Lauril Dimetil Benzil Amônio, Alkyldimethyl benzyl ammoniun chloride (INC nàme)
Fórmula estrutural: CH3(CH2)8CH2 N+ (CH3)2 Cl
Aparência: O Cloreto de Benzalcônio apresenta-se na forma de um líquido amarelo claro na concentração de 50% de matéria ativa. O cloreto de benzalcônio é um liquido inflamável, com ponto de fulgor igual a 40.5° C, podendo formar misturas explosivas com o ar.
Origem: O Cloreto de Benzalcônio é de origem puramente sintética, fabricado a partir de reações químicas.
Obtenção: O Cloreto de Benzalcônio é obtido a partir da reação do cloreto de benzila e trimetil amina
Aplicação: O Cloreto de Benzalcônio é um tensoativo catiônico, com excelentes propriedades detergentes e germicidas com muitas aplicações na indústria cosmética e household. O Cloreto de Benzalcônio é usado em produtos farmacêuticos, como no rinosoro, que é composto de uma solução de cloreto de sódio e cloreto de benzalcônio e age fluidizando a secreção da mucosa nasal. O Cloreto de Benzalcônio é usado na fabricação de detergentes, desengordurantes, desengraxantes para a indústria têxtil, pisos, louças, automóveis, carpetes, estofados, couros, plásticos, vidros, ferragens e sabonetes veterinários. É usado na agricultura como fungicida no controle de pragas de plantas. O Cloreto de Benzalcônio é usado como antisséptico em curativos (Ban-aid) e em desodorizadores sanitários, em produtos para o tratamento de eczema e micoses de pele e, em soluções bem diluídas é usado em produtos oftálmicos. Atua como germicida e antisséptico, utilizado na fabricação de desodorantes, loções tipo baby (para evitar assaduras) e em formulações para combater problemas no couro cabeludo.
Benefício: Por possuir uma carga catiônica, o Cloreto de Benzalcônio é um detergente e germecida