Clonagem
Introdução: O que é a clonagem?
Como acontece?
Clonagem, em biologia, é o processo de criar indivíduos geneticamente idênticos, o que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas se reproduzem assexuadamente.
Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula mais antiga, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si.
Clonagem: a ovelha Doll
Em Fevereiro de 1997, um grupo de cientistas escoceses, liderado pelo inglês Ian Wilmut, anuncia a realização da primeira cópia genética (clonagem) de um mamífero adulto de seis anos, a partir de uma célula somática: a ovelha Dolly.
Na experiência, os pesquisadores usaram uma célula da glândula mamária, cujo núcleo (onde está armazenado o material genético) foi retirado e transferido para um óvulo anucleado. Essa nova célula formada com o auxílio de uma corrente elétrica foi então implantada no útero de uma terceira ovelha, onde Dolly foi gerada.
Porém, enquanto que a maior parte das ovelhas vive entre os onze e os doze anos, Dolly morreu com seis anos e meio após ter começado a manifestar doenças frequentemente associadas à velhice, a partir da idade de cinco anos e meio.
- Descobrimento e cura de várias doenças; - Um dia, poderá vir a ser possível inverter o processo do envelhecimento devido à aprendizagem que nos é fornecida através do processo de clonagem;
- Casos de infertilidade: com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos;
Vantagens
- A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos; os cientistas afirmam que conseguirão tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração;
- Testar algumas doenças genéticas: a clonagem pode ser usada para testar, e talvez curar, doenças genéticas;
- Com a clonagem e a sua tecnologia pode ser possível assegurar-se de que