Clonagem
Psicologia B
Escola Secundária Domingos Rebelo
Ano letivo: 2014/2015
A Clonagem Humana… O que é? Em que consiste? Processo de reprodução assexuada, pois não envolve troca de gâmetas (células sexuais) entre indivíduos.
Diferentemente da clonagem natural, a clonagem artificial implica o recurso a meios científicos a fim de existir a transferência nuclear da célula somática.
Existem três tipos de clonagem humana: reprodutiva, embrionária e terapêutica.
1. Clonagem reprodutiva
Tem sido usada na multiplicação de animais. Este tipo de clonagem implica a transferência da informação genética do núcleo de uma célula somática para uma célula recipiente a que se extraiu o núcleo. O seu principal objetivo é a multiplicação de seres vivos.
2. Clonagem Embrionária
Trata-se de um meio de reprodução que permite multiplicar o embrião de um ser vivo, para se produzirem gémeos, trigémeos, etc. É usada em animais, tendo sido muito pouco utilizada em seres humanos.
3. Clonagem Terapêutica
É uma técnica semelhante à clonagem reprodutiva. Diferencia-se no facto de não pretender a duplicação de um ser vivo, mas sim a produção de células-tronco embrionárias com as quais se constroem tecidos e órgãos para transplantes.
Nota: A Clonagem é um progresso da Humanidade, da Ciência, que permitirá aos
Homens a reprodução de seres vivos identicamente iguais. Porém, este processo poderá induzir a vários riscos, nomeadamente éticos, mas também poderá trazer alguns benefícios que trarão esperança às pessoas.
Benefícios da Clonagem:
A possibilidade de casais inférteis virem a ter filhos.
Rejuvenescimento do organismo. Extinção de problemas de cirurgia plástica ou estética. Diminuição das vítimas de ataques cardíacos.
Redução das hipóteses de aparecimento de certas doenças genéticas. Possibilidade de tornar saudáveis muitos tetraplégicos. Riscos da Clonagem Humana:
Apesar de os potenciais benefícios da