Clonagem
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
BIOLOGIA
1 N 1 PROEJA
ELLEN CARLA SOUZA
CLONAGEM
ITABUNA
2014
ELLEN CARLA SOUZA
CLONAGEM
Trabalho apresentado ao curso de Técnico de Enfermagem no Centro de Estudos Especializados Psicanalíticos, como requisito parcial da nota de Biologia.
Orientadora: Paulina
ITABUNA
2014
INTRODUÇÃO
Clonagem é uma produção assexual que tem por finalidade produzir um organismo com características físicas e biológicas idênticas as de outro ser vivo.
Essa duplicação pode acontecer natural ou induzida. O primeiro caso é comum entre vegetais, alguns protozoários e fungos.
Por ser a clonagem um assunto bastante recente, relacionado com ciência, tecnologia e medicina, ela desperta a curiosidade e até mesmo a fascinação e o medo de muitos, o que pode acontecer, muitas vezes, pela falta ou maneira menos adequada de transmissão da informação. Estes fatos foram determinantes para a decisão de se desenvolver um trabalho em cima de questões que respondam o que a clonagem significa realmente, quais são seus benefícios e se existe a possibilidade dela vir a ser prejudicial.
CLONAGEM
Em genética, define-se a clonagem como o processo de se produzir cópias idênticas de seres vivos através de um fragmento específico do DNA.
Informações e exemplos de clonagem
Em biologia, um clone é um organismo multicelular geneticamente idêntico a outro. Gêmeos univitelinos que são formados a partir de um mesmo zigoto, que são clones naturais, que, por compartilharem do mesmo DNA, são geneticamente iguais.
Histórico
Em 1903 o botânico Herbert J. Webber criou o termo clonagem. Mas ela ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut, que foi gerada a partir de células somáticas retiradas de um animal adulto. Contudo, este clone