Clonagem
Adrielle: A clonagem é processo natural ou artificial pelo qual são produzidas cópias idênticas de um original, isto é, clones. Clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas a ela e entre si. Logo, o cientista Ian Wilmut conseguiu clonar a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado com sucesso. O procedimento utilizado foi com dois tipos de ovelhas, Finn Dorset (Bellinda) e Scottish Blackface (Fluffy). Na ovelha bellinda, teve a remoção das células mamárias e na ovelha Fluffy, teve a remoção do óvulo, depois retirou o núcleo do óvulo que gerou o óvulo enucleado. Teve a junção e ocorreu a eletrofusão, gerando uma célula reconstituída com o citoplasma da Scottish e o núcleo da Finn. Logo gerou um embrião após 6 dias de desenvolvimento, que foi implantado no útero de uma ovelha scottish (barriga solidária) e nasceu a ovelha dolly de raça Finn Dorset.
André: Entretanto, todos os organismos formados por essas técnicas não são clones 100% idênticos ao doador, pois há dois tipos de organismos envolvidos. Porém, a ovelha Dolly apresentava envelhecimento celular precoce. Em razão disso, Dolly sofria de artrite, mas morreu de uma infecção viral. Já a clonagem reprodutiva humana, a proposta seria retirar-se o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir este núcleo em um óvulo e implantá-lo em um útero (que funcionaria como uma barriga de aluguel). Se este óvulo se desenvolver teremos um novo ser com as mesmas características físicas da criança ou adulto de quem foi retirada a célula somática. Seria como um gêmeo idêntico nascido posteriormente.
Júlia: Mas, a clonagem humana é um procedimento que foi proibido em todos os países. A Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001, fizeram uma convenção Internacional contra a Clonagem Reprodutiva de Seres Humanos o qual pedem o banimento da clonagem reprodutiva