Clonagem
Neste trabalho pretende-se explicar o que é a clonagem, os vários tipos de clonagem, as vantagens e desvantagens da sua utilização.
Iremos também abordar o primeiro caso de clonagem, que ocorreu com a ovelha Dolly.
O que é a clonagem?
Clonagem é a produção de indivíduos (clones), geneticamente iguais, contendo todas as características do clone originário, inclusive os defeitos. Tipos de clonagem
Clonagem Natural – é aquela em que todos os seres são originados por reprodução assexuada
(não é preciso intervenção de células sexuais) como, por exemplo, bactérias, seres unicelulares, diferentes tipos de plantas, entre outros.
Clonagem Induzida - A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula, o núcleo, e de um óvulo, a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguer, ou mesmo num laboratório, para a clonagem terapêutica. Desta forma, inicia‐se a divisão celular induzida por um choque eléctrico que dá início ao desenvolvimento do embrião.
Clonagem reprodutiva - Consiste na fusão de uma célula somática, com um óvulo ao qual foi previamente retirado o núcleo original. O “embrião” originado coloca‐se no útero do animal (ou humano) para que se desenvolva devidamente.
Nesta situação, o ser gerado possui o conteúdo genético do dador da célula somática.
*Célula
somática – são as células constituintes do nosso organismo (pele, cabelo, etc).
Clonagem Terapêutica - A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujas fases iniciais são idênticas à clonagem reprodutiva mas que difere no facto da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzido no útero: esta é utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante. Esta técnica tem como objectivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante.
A ovelha