Clonagem terapeutica
A clonagem terapêutica é a transferência de material nuclear isolado de uma célula somática num ovócito anucleado no objectivo de obter linhagens de células embrionárias com o mesmo genoma como dador nuclear
Na clonagem terapêutica, o núcleo de uma célula, tipicamente, uma célula da pele, é inserido dentro de um óvulo fertilizado, cujo núcleo foi removido. O ovo nucleada começa a dividir repetidamente para formar blastócito. Os cientistas, então, extrai as células-tronco do blastócito e usá-los para cultivar células que são uma combinação genética perfeita para o paciente.
A vantagem desse tipo de clonagem em tratamento médico é que ele permitiria que os profissionais médicos para crescer substituições para faltar e partes do corpo danificadas aos seus pacientes. Isso eliminaria a escassez de órgãos e tecidos, garantindo que todos os pacientes que necessitavam de algo como um novo figado ou rins novos poderia conseguir o que ele/ela precisava. Utilizando partes do corpo clonados eliminaria também a necessidade de fármacos imunossupressores, e reduzir o risco de rejeição e de outros problemas que são comumente associados com transplantes.
Imunossupressão é o ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico. Algumas partes do sistema imunológico possuem efeito imunossupressor sobre outras partes do sistema imunológico, e a imunossupressão pode ocorrer como reação adversa ao tratamento de outras condições. (traduzindo para vocês entenderem melhor)
Processo para SCNT (somatic cell nuclear transfer)-traduzindo (TCNS transferência nuclear de células somáticas).
O procedimento para a TNCS não difere daquela da clonagem reprodutiva. O oócito hospedeiro é preso em metáfase II , e imobilizada por meio de sucção luz exercida por uma ponta de pipeta. Uma agulha de vidro é usado para remover uma pequena parte da zona pelúcida e é reintroduzido através deste furo para extrair o corpo polar e do núcleo