clonagem terapeutica
A clonagem terapêutica ou transferência de núcleos é o método pelo qual se pode obter células tronco pluripotentes, sendo essas células capazes de diferenciar-se em todos os tipos de tecidos do corpo humano. Esta técnica é utilizada em laboratório para assim aprimorar os métodos de cura produzindo uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente e diminuir as rejeições de órgãos transplantados, visto que as células que darão origem ao tecido à ser substituído, em alguns casos, podem ser doadas pelo próprio paciente, é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivo, difere somente no fato do blastocisto não ser introduzido em um útero. O blastocisto é uma célula originada através da introdução de um núcleo de uma célula somática, extraída de um doador, em um óvulo anucleado.
Células-tronco
O que é
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares. Contudo, os pesquisadores ainda não têm conhecimento vasto do que induz a proliferação e autorrenovação dessas estruturas.
Outro enigma que desafia os cientistas é a questão da diferenciação: como células indiferenciadas simplesmente passam a ter funções especializadas, como os gametas e células sexuais? Sabe-se que, além dos sinais internos controlados por genes, o processo é ativado também por sinais externos, incluindo a secreção de substâncias químicas por outras células, o