Clonagem humana
Trabalho apresentado à disciplina Corpo, Movimento e Conhecimentos Biológicos do Curso de Educação Física – Bacharelado - da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito para avaliação. Orientadora: Profª. Marcia Regina Holanda da Cunha.
Vitória
2013
1 NÚCLEO CELULAR é um dos componentes celulares. Contém os cromossomos e é responsável por armazenar o material genético. Desaparece durante a divisão celular e depois é formado dois núcleos, um pra cada célula-filha. Geralmente é solitário na célula, mas há exceções: protozoários ciliados (macro e micronúcleo), fibras musculares esqueléticas (formada pela junção de vários mioblastos) e há células que perdem o núcleo (mitocôndrias). É um estrutura complexa constituída por duas membranas lipoproteicas justapostas e forrada internamente por lâmina de filamentos proteicos. Há poros em algumas partes que permite troca entre o meio interno e externo. A membrana externa comunica-se com as membranas do RE e pode ter ribossomos aderidos. A membrana interna tem constituição química ligeiramente diferente da membrana externa. Há a presença de uma lâmina nuclear que dá suporte ao envelope nuclear ajudando na manutenção da sua forma e fornece ponto de ancoragem para os cromossomos. Existem poros da carioteca que são simples passagens.
1.1 CÓDIGO GENÉTICO É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente a essa sequência que originará os aminoácidos e proteína. É uma sequência de trincas de DNA que darão origem ao aminoácidos. O código genético é degenerado, ou seja, sequencias diferentes de DNA podem gerar o mesmo aminoácido.
1.2 DNA E RNA
-DNA é o ácido desoxirribonucleicos é um composto orgânico que contêm instruções genéticas. Essas informações coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.