Clinica psicanalítica com crianças,
SOBRE AS TEORIAS SEXUAIS INFANTIS (1908)
PARNIBA-PI
2014
INTRODUÇÃO
Com presente trabalho de pesquisa, buscou-se realizar através da observação de campo e coleta de relatos de familiares, articular o tema “Sobre as teorias sexuais da criança”, abordado por Freud em sua obra de 1908 com as situações vividas por crianças e vivenciadas pelos pais, podendo assim comparar as observações feitas na obra Freudiana com a pratica de observação da vida real no contesto contemporâneo. Esse trabalho será apresentado e discutido em sala de aula para troca de experiências e enriquecimento de aprendizagem.
DADOS DA PESQSUISA DE CAMPO
Primeiramente foi estabelecido um contato com a mãe da criança, onde foi apresentado o conteúdo explicativo da pesquisa bem como seu objetivo. Ocasião essa em que apresentei o termo de consentimento livre e esclarecido e recolhi sua assinatura. Logo após seguiu-se com a realização da anamnésia onde levantou-se dados sobre a família e em especial sobre a criança, tais como Idade, sexo, religião, comportamento da criança perante a ameaça de uma outra tomar seu lugar de filho amado, etc. Após a anamnésia, iniciou-se o trabalho de observação do comportamento da referida criança para coletados dados, onde realizou-se uma entrevista com a criança através de uma conversa informal, onde buscou-se utilizar termos e expressões que se integrassem ao universo da infantil.
DISCUSSÕES
Segundo relatos da mãe, a criança de iniciais F.F,G do sexo masculino, hoje com 5 anos de idade, nunca lhe havia indagado sobra a origem dos bebês, porém a mãe afirmou que tinha convicção de que seu filho sabia que as crianças vem do ventre materno. Por observação da própria criança sobre a gestação da cadela de estimação criada pela família e pela gestação da esposa de seu irmão mais velho, as quais podia-se observar o crescimento da barriga. Além da criança ter ouvido em casa por diversas vezes, conversas entre os adultos, sobre a cadela e sua