circuito retificador
Funcionamento do circuito.
Este circuito é também denominado de retificador de onda completa convencional. Há uma defasagem de 180º entre as tensões de saída do transformador, VA e VB. As tensões VA e VB são medidas em relação ao ponto C (0V). Quando A for positivo, B será negativo, a corrente sai de A passa por D1 e RL e chega ao ponto C. Quando A for negativo, B será positivo, a corrente sai de B passa por D2 e RL e chega ao ponto C. Para qualquer polaridade de A ou de B a corrente IL circula num único sentido em RL e por isto, a corrente em RL é contínua. Somente os semiciclos positivos de A e de B passam para a saída. A freqüência de ondulação na saída é o dobro da freqüência de entrada.
Formas de onda considerando diodo ideal;
VCC = 2. VP / PI ou VCC = 0,9. Vef VCC é o valor médio da tensão contínua em RL. VP é o valor de pico da tensão. Vef é o valor eficaz da tensão de entrada (Vef = VAB / 2)
IL = VCC / RL e ID = IL / 2.
IP = VP / RL onde IP é o valor de pico da corrente IL é o valor médio da corrente em RL e ID é o valor médio da corrente nos diodos. Tensão eficaz de saída =Tensão eficaz de entrada = VP / O PIV nos diodos é o pico negativo da tensão VAB.
VCC = 8,1 V IL = 17,2 ma e ID = 8,6 ma IP = 27 ma (I-1) Sendo a o valor eficaz da tensão V
Em onda completa a filtragem é mais eficiente do que para meia onda e isto por que, no retificador de onda completa com filtro, a tensão de ondulação é menor. O filtro a capacitor, em onda completa, torna a tensão de saída mais próxima de uma tensão contínua pura. VCC = 27 V IL = 3 ma e ID = 16,5 mAIP = 51,6 mAI-1) Sendo a o valor eficaz da tensão VAB = 30 V, RL = 820 ohms, determine: PIV = 42,3 V
Invertendo os quatro diodos, a tensão de saída será negativa.
Quando A é positivo em relação a B, a corrente sai de A passa por D4, RL, D2 e chega ao ponto B. Quando A é negativo em relação a B, a corrente sai de B passa por D3,