Circuitos Retificadores
Os circuitos retificadores são circuitos elétricos utilizados em sua maioria para a conversão de tensões alternadas em contínuas, utilizando para isto no processo da conversão elementos semicondutor, tais como os diodos e tiristores.
Circuitos retificadores
A energia elétrica disponível através das redes de distribuição apresenta-se sob a forma de corrente alternada, pois esta é a forma mais eficaz de transmissão a longas distâncias, entre outros motivos. Entretanto, diversas aplicações domésticas exigem o uso de corrente contínua, como por exemplo, os aparelhos eletrônicos. É necessário, então, um sistema que transforme de uma forma para outra.
É geralmente utilizado em projetos de fontes de alimentação CC.
É formado basicamente por elementos semicondutores, tais como diodos, SCR's e outros transistores, utilizados em configurações chamadas de retificador de meia onda e retificador de onda completa ou com tape central, incluído na categoria de onda completa.
A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então é necessário retificá-la e isto é feito através dos circuitos retificadores que convertem corrente alternadas em corrente contínua.
Temos os retificadores monofásicos para uso em aparelhos eletrônicos de um modo geral e os retificadores polifásicos para uso em circuitos industriais de alta potência.
Chama-se de retificador, o circuito que transforma a CA em CC, ou seja, faz com que a corrente na carga circule em um único sentido. Existem dois tipos de retificadores: Retificador de meia onda e retificador de onda completa.
Retificador de meia onda
O diodo tem a característica de conduzir corrente somente num sentido e devido a esta característica unidirecional, o mesmo é utilizado para retificar. O diodo ideal com polarização direta comporta como uma chave fechada e com polarização reversa comporta como uma chave aberta. O diodo real