Clinica medica
É uma doença de início súbito que pode apresentar paralisia ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.
Trata-se de uma emergência médica que pode evoluir com sequelas ou morte, sendo a rápida chegada no hospital importante para a decisão terapêutica
São fatores de risco para AVC a idade avançada, hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio, hiperlipidemia, uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulação do sangue) do indivíduo.
O termo ataque isquêmico transitório (AIT) corresponde a uma isquemia (entupimento) passageira que não chega a constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa sequela.
Classificação:
➢ AVC isquêmico: oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, privando esta área de oxigênio e nutrientes. Os sintomas dependem da região afetada. ➢
➢ AVC hemorrágico: existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais.
Sintomas
Depender do tipo de acidente vascular cerebral, sua localização e da idade do paciente.
Os principais sintomas do acidente vascular cerebral incluem:
Fraqueza: em um dos membros (braço, perna) ou face é o sintoma mais comum. Pode acompanhar de outros sintomas. Dependem da localização da isquemia, da extensão e da circulação cerebral acometida.
|Distúrbios Visuais: a perda da visão em um dos olhos, (sensação de "sombra'' ou "cortina"). Pode apresentar cegueira transitória (amaurose fugaz). |
|Perda