Climatério
O Climatério é a transição para um período na vida da mulher, em que ela deixa pra trás a fase reprodutiva, sendo, portanto um fenômeno natural e decorrente da falência ovariana. O Climatério envolve todo o período de transformação em torno da última menstruação (menopausa), que se estabelece em média dos 40 aos 60 anos de idade.
INTRODUÇÃO:
Em cada ciclo menstrual um comando hormonal complexo recruta um grupo de folículos para produzir o óvulo daquele mês. Todos os óvulos que serão produzidos terão sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Os folículos em luta para formar óvulos são os principais produtores de hormônios sexuais nas mulheres. O folículo é uma unidade funcional do ovário, quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações de estrogênio e progesterona caem irreversivelmente
QUADRO CLÍNICO:
Sintomas Neurovegetativos ou Vasomotores: Ondas de calor, sudorese, palpitações, parestesias, náusea, cefaléias, vagina seca, insônia e vertigens.
Sintomas Neuropsíquicos: Devido à diminuição da ação do estrogênio no sistema nervoso central, ocorre a fragilidade emocional, nervosismo, irritabilidade, depressão, queda da libido, falta de concentração e perda da autoconfiança.
Ocorre o comprometimento da parte urogenital, prurido, queimação na vagina e incontinência urinária (devido a queda do estrogênio, ocorre a diminuição da pressão da uretra).
Em longo prazo, a osteoporose aparece como um dos principais problemas nas mulheres climatéricas, as mulheres têm um período transitório de perda rápida de osso no qual a queda de estrógenos circulantes, que ocorre desde a pré-menopausa, desempenha papel importante. O estrogênio atua estimulando os osteoblastos e inibindo os osteoclatos, com a queda do estrogênio ocorre a diminuição da ação dos osteoblastos e o aumento da ação dos osteoclastos diminuindo a massa óssea e aumentando assim o risco de fraturas.
FIGURA