climatério
BRUNO EDUARDO BARROSO
ABORDAGEM CLÍNICA NO CLIMATÉRIO
PORTO VELHO/RO
2014
BRUNO EDUARDO BARROSO
ABORDAGEM CLÍNICA NO CLIMATÉRIO
Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo do 2° semestre da disciplina Enfermagem em saúde da mulher do 6° período noturno 2014.
Professora esp. Flávia Janaina Veneno
PORTO VELHO/RO
2014
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo identificar como é feito a avaliação clínica da mulher no climatério e como a abordagem a essa mulher deve ser voltada ao seu estado de saúde atual e também pregresso e envolve uma equipe multidisciplinar. A atenção precisa abranger além da promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência aos sintomas clínicos e possíveis dificuldades dessa fase cabendo ao ginecologista muitas vezes o papel de clínico geral. O Climatério é uma fase importante da vida da mulher com manifestações clínicas, endócrinas e psicológicas. Estas razões foram o objetivo desta revisão, para discutir e recomendar a abordagem clínica no atendimento a essa mulher como assistir a mulher nessa fase, para melhorar sua qualidade de vida.
Palavra chave: Climatério, Abordagem Clínica. Menopausa.
LISTA DE NOMES E SIGLAS
Astenia: Ausência ou diminuição da força física.
Psicopatologia. Ausência ou diminuição da resistência (força) do sistema nervoso ou do psiquismo.
Artralgia: Dor nas articulações.
Climatério: Período correspondente à menopausa (na mulher) ou ao declínio sexual (no homem), e que se caracteriza por um conjunto de modificações endócrinas, somáticas e psíquicas.
Dispareunia: Coito doloroso.
DST : Doença Sexualmente Transmissível.
Patologia ou doença infecciosa, em sua maioria,