Climatologia
1. RESUMO – A evapotranspiração é o total de água para a atmosfera por evaporação e transpiração por unidade de tempo de uma superfície extensa completamente coberta de vegetação. Por outro lado, a evapotranspiração potencial é a perda de água para a atmosfera de uma superfície saturada exposta as condições de factores meteorológicos. O objectivo deste trabalho consiste em determinar a evapotranspiração potencial pelo método de Thornthwaite em função da temperatura e precipitação. Os valores calculados, foram analisados com base nos dados da temperatura e precipitação fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, para o ano de 2007 representadas pelas três regiões do país, e tratados numa folha de EXEL. A evapotranspiração potencial é utilizada na determinação do balanço hídrico com finalidade de se identificar os períodos de excesso ou escassez de água, e principalmente na quantificação das deficiências hídricas bem, como na classificação climática.
2. INTRODUÇÂO
O clima é um factor determinante para a produção agrícola, condicionando a variabilidade sazonal e inter-anual da produtividade dos cultivos em uma determinada região. A racionalização da exploração agrícola requer um conhecimento aprofundado da influência dos elementos climáticos no crescimento vegetal e nos recursos naturais, tornando os dados meteorológicos necessários nos mais diversos tipos de estudos e em diferentes escalas.
O conhecimento da perda da água de uma superfície natural é de extrema importância nos diferentes campos do saber científico especialmente nas aplicações da meteorologia e da hidrologia à diversas actividades humanas. De entre várias aplicações que este conhecimento pode fornecer destacam-se:
____________________
1-Coordenador-Meteorologista especializado em radiação solar. E-mail: daniel_q@inam.gov.mz
2-Meteorologistas